Fundada em 1972, a IES foi elevada à condição de Universidade em 1999, tendo completado recentemente 50 anos de atuação na cidade de Londrina. Pode-se dizer que o crescimento e desenvolvimento da IES foi concomitante e interligado ao próprio desenvolvimento do município de Londrina. As parcerias empresariais sempre fizeram parte do escopo de atuação da IES quer seja por meio da extensão universitária, da pesquisa para desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo pelo impacto causado pelo pioneirismo de atuação em Educação à Distância (EAD) em território nacional. Inovadora por natureza, a IES inaugurou o uso de novas tecnologias para ensino e aprendizagem, feito que resultou em expressivas parcerias para desenvolvimento EAD envolvendo outras instituições com e sem fins lucrativos em todo o país.
Campus Catuaí:
Rua Edwy Taques de Araujo, 900 – Gleba Palhano
(43) 2105-7120
Campus Piza:
Av. Paris, 675 - Jardim Piza
(43) 3371-7805
Campus Norte:
Rua Américo Deolindo Garla, 224 - Loja A5 - Milton Gavetti
(43) 2101-1350
Campus Niterói:
Rua Niterói, 94 – Centro
(43) 3324-1617
NEAD - Núcleo de Educação a Distância
Rua Tietê, 1208 - Jardim Tabapua
0800 022 1405
STRICTO SENSU (MESTRADO E DOUTORADO)
https://www.pgsscogna.com.br
Rua Marselha, 591 –Jardim Piza
(43) 3371-7931
KROTON SPACES (portal de locação de espaços – laboratórios)
https://kroton-spaces.agendaopen.com/
A Universidade ANHANGUERA UNOPAR faz transferência de tecnologia às empresas por meio de programas de Iniciação Científica e demais pesquisas vinculadas ao Stricto Sensu, assim como pela prática de extensão universitária, incluindo:
Parcerias com Stricto Sensu para transferência de tecnologia
Profa. Joice Sifuentes dos Santos - Coordenadora Stricto Sensu
joice.sifuentes@cogna.com.br
Demais parcerias
Lorien Christna Zacarias – Coordenação Acadêmica
lorien.zacarias@cogna.com.br
Os 152 laboratórios da ANHANGUERA UNOPAR apresentam equipamentos de alta relevância tanto para as práticas pedagógicas, como também para desenvolvimento de pesquisas e aplicações, sendo que os mesmos são disponibilizados para desenvolvimento de projetos educacionais, de extensão, prestação de serviços à comunidade, assim como para uso de pesquisadores que podem desenvolver projetos com as empresas através da oferta de espaço físico, infraestrutura tecnológica, apresentando um leque de serviços laboratoriais voltados a atender a demanda externa de empresas e indivíduos. Destaque para os laboratórios:
Laboratório de Propriedades Físicas, Químicas e Mecânicas dos Materiais Odontológicos: possibilita o desenvolvimento de pesquisas laboratoriais, aprendizagem e utilização dos equipamentos e instrumentais necessários para a realização de ensaios mecânicos, formulação e manipulação experimental de materiais dentários.
Laboratório de Ortodontia: possibilita o desenvolvimento de pesquisas para aprimorar o conhecimento e o tratamento das diversas más oclusões e deformidades dentofaciais. Anualmente, investe-se em atualizações para o sistema do software Dolphin Imaging. Possui arquivo com capacidade para 1500 documentações.
Laboratório de Biologia Molecular: Análises Genéticas – possibilita genotipar indivíduos e verificar qual a predisposição ou suscetibilidade em desenvolver determinada condição ou doença. Avaliar se determinada intervenção pode modular a expressão dos genes de interesse ou até mesmo seu padrão de metilação.
Saiba mais sobre os Laboratórios da ANHANGUERA UNOPAR acessando:
Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos em Saúde, Saúde de animais, Agricultura, Serviços de apoio à saúde humana, Alimentos e o Setor de educação e suas tecnologias.
Compartilhamento de laboratórios para os setores de saúde, saúde de animais, construção civil, Eletro Metalmecânico.
Mais discretos, os alinhadores ortodônticos invisíveis são cada vez mais procurados para o realinhamento dos dentes, por serem placas transparentes que funcionam como o aparelho tradicional. Coordenado pela profa. Dra. Paula Vanessa Pedron Oltramari, pesquisadores da ANHANGUERA UNOPAR desenvolveram um estudo para responder questões quanto a usabilidade e efetividade no tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis, avaliar a correção de problemas dentários, comparar o nível de dor em comparação ao aparelho convencional, avaliar as alterações na fala e o nível de desgaste dos dentes ao usá-lo. Para comparar os efeitos do tratamento foram monitorados o uso de aparelhos tradicionais e o uso dos alinhadores ortodônticos invisíveis. Por sua relevância, em 2018 a pesquisa foi contemplada com o prêmio Invisalign Award Research, no valor de U$ 25 mil. Em 2023, a Universidade foi escolhida a participar do Programa Universidades da Align Technology, uma iniciativa que consolida a parceria entre a indústria e a Universidade. O projeto contabiliza como resultados a parceria com importante empresa do setor odontológico, a publicação de quatro artigos científicos de alto impacto e a formação de alunos de graduação, mestrado e doutorado.