A UEL desenvolve parcerias com empresas desde a sua fundação em 1971, por meio de projetos de pesquisas, extensão e prestação de serviços em múltiplas áreas do conhecimento. A integração ocorre desde a graduação por meio de estágios, atividades práticas e atividades de extensão, continuam com os cursos de pós-graduação articulando a formação profissional com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos diversos segmentos da economia.
Existem quatro pró-reitorias que dialogam diretamente com as demandas dos demais setores produtivos: a pró-reitoria de planejamento, a pró-reitoria de extensão, cultura e sociedade, a pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e a pró-reitoria de graduação. As ações são firmadas por meio de convênios e ou acordos de cooperação.
A Universidade mantém uma Agencia de Inovação, AINTEC, que foi criada em 2008 com o objetivo de gerir a Política de Inovação da UEL, identificando, protegendo e transferindo as criações geradas na universidade para a sociedade e os outros setores. A AINTEC possui em sua estrutura a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL), o Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) e o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT).
A UEL, por meio de suas pró-reitorias, centros de estudos e órgãos suplementares e de apoio, em conjunto com a AINTEC, promove ações que visam transferir para a sociedade os conhecimentos e tecnologias que resultem em inovações, ao mesmo tempo em que procura atender suas demandas sociais e de mercado possibilitando:
- Acesso a Laboratórios da UEL;
- Realização de cooperações;
- Acesso à propriedade intelectual da Universidade;
- Aproximação com as empresas juniores;
- Estruturação de projetos de pesquisa e de extensão;
- Realização de estágio curricular
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário
Fone: (43) 3371-4013 / 0800 400 70 20/ proex@uel.br
Hospital Universitário HU
Av. Robert Kock, 60 - Vila Operária / Fone: (43) 3371-2000
Hospital Veterinário
Rua Chuva de Ouro, s/n - Campus Universitário/ Fone: (43) 3371-4269 / direcaohv@uel.br
Clínica Odontológica
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário/ Fone: (43) 3371-6702/ cou@uel.br
Clínica Psicológica
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário / Fone: (43) 3371-4237 / npclinica@uel.br
Bebê Clínica
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 - Campus Universitário / Fone: (43) 3371-6710
Colégio de Aplicação
Rua Piauí, 720 – Centro / Fone: (43) 3371-6785
Escritório de Aplicação e Assuntos Jurídicos
Rua Brasil, 742 – Centro / Fone: (43) 3371-5188
Museu Histórico de Londrina
Rua Benjamin Constant, 900 – Centro/ Fone: (43) 3371-1975
Escritório de Propriedade Intelectual da AINTEC:
Escritório de Transferência de Tecnologia da AINTEC:
A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade, a Diretoria de Planejamento e Integração Acadêmica da PROPLAN, juntamente com a AINTEC podem ser contatadas para atendimento empresarial na UEL.
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade - proex@uel.br
https://www.uel.br/proex/
(43) 3371-4512
Diretoria de Planejamento e Integração Acadêmica - planejamento@uel.br
http://www.uel.br/proplan/
(43) 3371-4013
Agência de Inovação Tecnológica - aintec@uel.br
http://www.aintec.uel.br/
(43) 3371-5814
A Política de inovação aprovada na instituição pode ser aplicada a todas as atividades e laboratórios, possibilitando aproximações entre as demandas da sociedade, incluindo o mercado, e os professores, técnicos e estudantes dos laboratórios da UEL para a realização de serviços tecnológicos, incluídos:
Destaques:
Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa da UEL (CMLP) – Com a coordenação da PROPPG, a UEL tem direcionado esforços no sentido de fortalecer, entre seus pesquisadores, a mentalidade de otimização dos recursos em Laboratórios Multiusuários, caracterizados por terem gestão central e abrigarem equipamentos de médio e grande porte. Essa estrutura é compartilhada por diferentes linhas e grupos de pesquisa dos Departamentos e Programas de Pós-Graduação da UEL, além de realizar trabalhos em parceria com outras Instituições e prestar serviços à comunidade em geral.
A CMLP é composta pelos seguintes laboratórios:
Saiba mais sobre os Laboratórios da UEL acessando:
Saúde, agricultura, arquitetura e engenharias, indústria química e materiais, biotecnologia, serviços de apoio à saúde, mecânica e automação, computação, engenharia de infraestrutura, alimentos.
A UEL, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), oficializou em 2021 termo de transferência de tecnologia entre a academia e a iniciativa privada para a exploração econômica de tecnologias em Bioquímica e Biotecnologia - o processo de produção de levana e a formulação de um biocosmético que possui a levana como princípio ativo. As tecnologias foram desenvolvidas por pesquisadores a partir de ativos biotecnológicos (levana microbiana), que tem propriedades antioxidantes, podendo ser utilizado em qualquer tipo de pele.
A UEL realizou o depósito dos pedidos de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e foram repassados à Biotec Ativos, startup instalada na Incubadora Tecnológica da Aintec. A partir dessa transferência de tecnologia, a empresa Biotec Ativos criou uma linha de cosméticos, a “Biolevan”. A linha de produtos está sendo comercializada pela empresa com exclusividade pela Pharmadelle Farmácia de Manipulação, de Londrina.
Para o professor Edson Miura, diretor da Aintec, o licenciamento representa o caminho legal para a Universidade proteger o conhecimento e repassá-lo com segurança à empresa, que é a responsável pela comercialização.
As autoras da pesquisa, as professoras Audrey Lonni (Ciências Farmacêuticas) e Maria Antonia Celligoi (Bioquímica e Biotecnologia) juntaram as expertises para chegar à tecnologia da levana microbiana, como base para desenvolver uma linha dermocosmética. O primeiro produto da linha de dermocosméticos lançado foi o hidratante e primer facial, chamado Biolevan Sérum e em seguida vieram o Biolevan Água Micelar e a Biolevan Loção Tônica. De acordo com a definição das próprias criadoras, o Biolevan promove um efeito preenchedor na pele, ao mesmo tempo em que hidrata e controla a oleosidade. O grande apelo junto ao público feminino é possibilidade de uma face com aspecto saudável, podendo fixar a maquiagem por tempo prolongado.
“É muito importante para o pesquisador percorrer este caminho e avançar para formalizar um produto. Uma experiência excelente”. “O sonho de qualquer pesquisador é ver o seu trabalho ser usado, chegar à sociedade. Na prática estamos vendo os benefícios reais. Estamos oferecendo uma linha de produtos com custo benefício acessível para melhorar a autoestima das mulheres. É muito gratificante”. Professoras Pesquisadoras Maria Antonia Celligoi e Audrey Lonni, respectivamente.
Fonte: “O Perobal” Publicado em 23 de junho de 2021, Pedro Livoratti Agência UEL