O Centro Universitário tem a chancela do Senai, instituição que contribui há mais de 80 anos para a indústria e melhorando a vida das pessoas no Paraná.
A UniSenai-Pr Regional Londrina, desenvolve parcerias com empresas desde a sua fundação em 2011, por meio de projetos de conclusão de curso, iniciação científica, pesquisa e extensão em múltiplas áreas do conhecimento focadas nas engenharias e tecnologias.
A partir de 2016 iniciaram os cursos de Bacharelado em Engenharias de Software, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e em 2020 iniciou-se a exclusiva metodologia ativa do UniSenai-Pr, chamada Jornadas de aprendizagem, ampliando ainda mais a aproximação com o setor produtivo, onde o aluno resolve problemas reais da indústria, desde o primeiro período dos cursos.
Centro Universitário UniSenai-Pr Regional Londrina
Rua Belém, 844 - Centro
Fone: (43) 3294-5100
0800 648 0088
contato@sistemafiep.org.br
Prestação de Serviços Técnicos e Tecnológicos – atendimento às empresas e empreendedores que buscam no SENAI soluções para seus desafios tecnológicos através do Instituto SENAI de Tecnologia (IST)
Jornadas de aprendizagem UniSenai-Pr Regional Londrina – desenvolvimento de projeto trazido pelas indústrias parceiras que são adequados previamente pelos docentes, e, resolvidos pelos alunos em uma disciplina que é transversal prevista em todos os semestres dos cursos. A apresentação dos resultados destes desafios ocorre de forma pública ao final de cada semestre.
Programa de mentoria acadêmica – possui o objetivo de aproximar os estudantes de graduação da realidade das indústrias brasileiras, desenvolvendo e inspirando novos talentos por meio de uma mentoria vocacionada com grandes líderes de indústrias e empresas de renome no Paraná.
Resolução de problemas de industrias parceiras que se cadastram ou são convidadas a participar dos programas e projetos “Trilhas de Inovação”, “DISP – Desafio SENAI de Projetos Integradores”, “Saga de Inovação”, “Grand Prix”, “Conte com Senai”, “Inova Senai Sesi IEL”, “Impulsiona Sistema Fiep” e o “Acelerar”. As coordenações dos cursos avaliam os desafios e os leva para a sala de aula para propor soluções por meio da elaboração de projeto, um canvas de modelo de negócios, um protótipo e um vídeo-pitch. Os projetos desenvolvidos ao longo desses desafios podem se tornar TCC ou projetos de IC com bolsas de estagio nas empresas.
Demandas empresariais devem ser encaminhadas para a Direção do Campus
Victor André da Cunha
Gerente Regional de Educação e Negócios - Senai
Diretor UniSenai - Campus Londrina
(43) 99601 0246
victor.cunha@sistemafiep.org.br
Anglo American Minério de Ferro Brasil S/A – Linx S.A – Avanade do Brasil LTDA – Matos Teixeira Engenharia e Serviços LTDA – Moinho Dias Branco – Agrobit Indústria Agropecuária – BRF Foods Industria Alimentícia – Usina de Álcool, Açúcar e Energia Alto Alegre
A UniSenai-Pr Regional Londrina conta com infraestrutura de alta qualidade para o desenvolvimento das atividades de Ensino e Extensão, além da prestação de Técnicos e Tecnológicos, Destaque:
Modernização do Laboratórios de Metalmecânica com base na metodologia de estações de aprendizagem, a estrutura está alinhada às tecnologias da indústria 4.0, possibilitando ainda maior qualidade nas capacitações ofertadas. Dentre os equipamentos de ponta adquiridos estão bancadas para o laboratório de manutenção mecânica, equipamentos de tecnologia de manutenção preventiva, laboratório de solda com novas máquinas de solda multiprocesso, retifica cilíndrica, serra fita e fresadora, robôs colaborativos e a implantação de Sistema Flexível de Manufatura (SFM), também conhecido como fábrica inteligente.
Saiba mais sobre os Laboratórios da UniSenai-Pr Regional Londrina acessando:
Engenharias, mecânica e automação, computação e de software.
Preocupada com o cenário de escassez de água a BRF tem estimulado novos projetos e premia as melhores inciativas apresentadas à empresa como alternativas para reduzir o consumo de água ou em novas tecnologias para sua reutilização.
Orientada pelo prof. Dr. Rodolfo A. Hildebrandt, através do Projeto Jornada de Aprendizagem, a equipe discente do desafio desenvolveu um método mais eficiente para o processo de resfriamento da bomba de vácuo e reutilização da água da sala de miúdos da BRF, otimizando o consumo no processo da produção industrial existente em 45%.
A proposição é que a empresa deixe de consumir 44.000 (quarenta e quatro mil) litros de água potável por dia, economia estimada de 520.000 (quinhentos e vinte mil) litros de água ao mês, conseguindo manter o mesmo volume da produção.
A estimativa é que o investimento de implementação da nova tecnologia seja compensado em aproximadamente três meses após iniciar o funcionamento, tendo em vista o custo médio da água potável da rede de distribuição local, proporcionando crescimento econômico para a empresa parceira com menor impacto ambiental.